A Pimenta e seus Benefícios

Category:

O termo Pimenta é generalizado para definir espécies de condimentos com sabor picante com ardência como pimentão, pimenta de cheiro e a mais ardida pimenta malagueta.

Em algumas culturas a pimenta é muito importante para a culinária local como Brasil, Índia e México, a pimenta é usada com frequência como um dos principais condimentos.

Além de dar um gostinho a mais em nossa refeição, a pimenta tem vários benefícios para nossa saúde. E é isso que mais importa, não é?

A principal característica da pimenta é o sabor picante ou ardente, que vem dos capsaicinoides, que é o princípio ativo das pimentas do gênero Capsicum (Pimenta Malagueta), ou pela Piperina em pimentas do gênero Piper (Pimenta de Cheiro).

Pimentas Capsicum têm um alto valor nutricional e também um apreciável conjunto de vitaminas, fibras e sais minerais. Ao ingerir 100 gramas de pimenta suave ou “doce” fornece a quantidade das vitaminas C e E.

As pimentas não são só para dar um gosto a mais na receita, elas também apresentam algumas ações como: antioxidantes, bactericidas, protegem o sistema digestivo, combatem tensões musculares e ajudam no tratamento de reumatismos articulares.

Algumas até servem como matéria prima para remédios usados em tratamentos de desordens intestinais, enjoos e até na prevenção de doenças cardíacas.

A capsaicina: diminui dores de cabeça, deixa em equilíbrio os níveis de glicose sanguínea, aumenta a capacidade pulmonar, estimula as enzimas responsáveis pela digestão ou pela secreção da bile, o que facilita a digestão e também ajuda no tratamento da rinite alérgica.

A pimenta faz com que aumente a taxa metabólica do organismo, se consumindo aproximadamente 6 gramas de pimenta, você queima cerca de 45 calorias.
Pimentas são alimentos funcionais por terem substâncias com atividades antioxidante, ela deixa ralentada a velocidade da oxidação, protegendo os radicais livres e, assim previne o surgimento de doenças.

Mas, tudo tem que ter um equilíbrio, não é? Então, cuidado para não exagerar na pimenta! Como todo alimento, é necessário que a pimenta também seja consumida em uma quantidade moderada. O exagero pode levar a alguns problemas de saúde, devem ter um cuidado maior os pacientes gástricos, que têm úlceras e problemas de refluxo gastresofágico.

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.