Veja como Evitar a Compulsão por Doces

Category:

O consumo incontrolável de doces está relacionado a problemas psíquicos e orgânicos. Conclusão de especialistas em nutrição, que se basearam em entrevistas com mulheres, que tem uma vontade absurda de comer muitos doces. Eles reconheceram que o desejo por chocolates pode ser tão problemático quanto à dependência de álcool ou drogas.

O consumo de doces normalmente serve para esquecer algum problema ou mudar o humor de quem sofre da compulsão. Mas, depois, o grande pesadelo e problema, é subir na balança. É normal. Hoje em dia, as pessoas desejam padrões de beleza que as obrigam a terem um corpo esbelto e perfeitamente modelado.

Pessoas com transtornos alimentares, parecem também sofrer de depressões. Alguns especialistas admitem que pode ter uma ligação entre estes problemas. Eles declaram que a obsessão talvez seja uma acomodação do organismo para repor a falta de serotonina, um dos neurotransmissores responsáveis pela comunicação entre os neurônios.

Recentemente estudos revelam que pessoas que sofrem de um desequilíbrio no sistema Serotonina/Noradrenalina, têm uma disfunção alimentar ligada a distúrbios psiquiátricos. A serotonina também intervém no padrão de humor e na sonolência; quando há uma perda dessa substância no cérebro, a uma grande necessidade de consumir açúcar.

Mas é possível comer sem peso na consciência, desde de que se tenha controle sobre si próprio.  Todos nós sabemos que dietas exigem um pouco de cada alimento como verduras, carnes, frutas, legumes e cereais.

A alimentação perfeita tem que ter 55% de carboidratos, 30% de gorduras e 15% de proteínas. Com esta proporção, tudo fica bem e um docinho ou um carboidrato deixa de ser um problema.

Nutricionistas dizem que é uma forma de equilibrar um hábito seguido desde a infância: mães, habituam adoçar o leite das mamadeiras; quando a criança se comporta ganha um doce; na adolescência também, namorados costumam dar chocolates de presente. E assim, o doce virasse algo afetivo nas famílias. E ao existir carência, o afeto pode ser encontrado no próprio doce.

Um exercício atraente é a pessoa tentar consumir mais vegetais, assim mantem a boca ocupada e tira a vontade de assaltar a geladeira. Mas, para quem não consegue se conter por doces, pode consumir frutas ou doces sem gordura.

O que importa é evitar essa vontade, com frutas, doces dietéticos, exercícios físicos que acrescem a serotonina, dando sensação de bem-estar. Mas, se caso nada disso diminua a compulsão por doces, um profissional autêntico, como um psiquiatra, poderá ajudar com tratamento de distúrbios da ansiedade que podem estar associados a este quadro.

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.